RAPHAEL MECHOULAM

HOJE MARCA O DIA EM QUE "O PAI DA CANNABIS" NOS DEIXA

O professor e pesquisador Raphael Mechoulam nasceu no dia 05 de Novembro de 1930, na Bulgária e foi naturalizado Israelense, país onde conduziu, descobriu e publicou os mais importantes avanços científicos sobre as propriedades dos derivados da cânabis e sobre o Sistema Endocanabinoide.

Seu interesse científico pelas propriedades desta planta tem início durante a época do proibicionismo e perseguição global, onde até mesmo estudos investigativos eram vetados. Estes aspectos sociopolíticos não impediram que o professor Mechoulam e sua equipe descobrissem o funcionamento do Sistema Endocanabinoide e os fitocanabinoides, presentes na planta Cannabis sp.

Foi no ano de 1963 que Mechoulam e sua equipe descobriram o primeiro fitocanabinoide, o canabidiol (CBD). Um ano depois outro fitocanabinoide, o ∆9 tetraidrocanabinol (THC) também é identificado e descrito. Já em 1992, Mechoulam e equipe identificam os endocanabinoides anandamida e 2- arachidonolyl-glycerol (2-AG). Poucos anos depois, em 1995, são descobertos os receptores canabinoides CB2 periféricos. Mais recente foi a consolidação das propriedades e funcionamento do Sistema Endocanabinoide (2015).
Mesmo com a idade avançada e após anos dedicados à pesquisa, Raphael Mechoulam seguiu investigando compostos que agem como o endocanabinoide anandamida no corpo dos mamíferos.

Dia 10/03/2023 marca seu falecimento, encerrando seu ciclo entre os corredores de seu laboratório, contudo suas descobertas e ensinamentos continuarão ecoando através do tempo.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou: