O glaucoma é uma doença ocular que pode danificar o nervo óptico e levar à perda de visão. É geralmente causada por uma pressão intraocular elevada, que pode danificar os nervos e vasos sanguíneos do olho. Atualmente, o tratamento do glaucoma inclui medicamentos para baixar a pressão intraocular e, em alguns casos, cirurgia.
Alguns estudos sugerem que os fitocanabinoides, como o CBD (cannabidiol) e o THC (tetrahidrocanabinol), podem ter um efeito positivo no tratamento do glaucoma. Por exemplo, um estudo publicado em 1971 mostrou que o THC, um componente psicoativo do cannabis, foi capaz de reduzir significativamente a pressão intraocular em pacientes com glaucoma.
Se você tem interesse nesta alternativa natural e gostaria de iniciar a sua terapia com os fitocanabinoides (entre eles o CBD), você deve agendar uma consulta com médicos que conheçam sobre os efeitos medicinais destes compostos.
O médico irá avaliar o seu caso e poderá prescrever o melhor tratamento para você. De acordo com a RDC Nº 660 DE 30/03/2022 da ANVISA, apenas um profissional da saúde habilitado pode prescrever produtos canabinoides.