BIOMÉDICOS E O CANABIDIOL

CONSELHO FEDERAL AUTORIZA BIOMÉDICOS A PRESCREVER CANABIDIOL

Contato:

email: cbd@dhanielbaraldi.com.br
Instagram: @dhanielbaraldi

 

Através da Resolução Nº 365, de 22 de Junho de 2023, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) resolve que Biomédicos com Habilitação em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura PODEM PRESCREVER CANABIDIOL.

Confira a resolução aqui à https://cfbm.gov.br/resolucao-no-365-de-22-de-junho-de-2023/

O CFBM entende que o canabidiol é uma substância natural, derivada da planta Cannabis sp, cujas propriedades fitoterápicas analgésicas já foram descritas no lendário livro Shennong Ben Jing, ou Livro do Imperador Vermelho, datado de 210 d.c., que constitui base da Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, e entende também que o profissional portador desta habilitação pode prescrever fitoterápicos isentos de orientação e prescrição médica.

Esta resolução gerou impacto nas comunidades biomédica e não biomédica, despertando opiniões diversas, e gerando até certa controvérsia.

Em live transmitida pelo canal do Youtube do CFBM no dia 12 de Julho de 2023, apresentada pelo presidente do Conselho, Dr. Sílvio Cecchi, e pela prof. Carina Alves, da Escola Nacional de Biomedicina (ENBM), com a participação da Biomédica, terapeuta canábica e empreendedora Bárbara Arranz, foi discutido o futuro da prescrição de canabinoides por biomédicos brasileiros, devidamente habilitados.

(assista a gravação da live aqui https://www.youtube.com/watch?v=1bu45gvDrXw ).

Nesta conversa foi esclarecido que será criado um curso de Capacitação em Prescrição de Canabinoides pela Escola Nacional de Biomedicina, com a finalidade de capacitar os biomédicos habilitados em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura que queiram se especializar em Biomedicina Canabinoide. Este curso representará pré-requisito para que Biomédicos prescrevam canabidiol, e será coordenado pela Dra. Bárbara Arranz, primeira Biomédica Especialista em Terapia Canabinoide. Foi mencionado também que, no futuro, outras habilitações biomédicas poderão ser incluídas na lista de prescritores autorizados, segundo o presidente do CFBM Dr. Sílvio Cecchi.

Este é um curso muito importante, que representa imenso avanço não apenas para a classe Biomédica, como também para a Medicina Canabinoide brasileira como um todo, pois proverá a formação adequada para que Biomédicos compreendam o Sistema Endocanabinoide (SEC) e as particularidades da terapêutica com derivados da Cannabis, como personalização da dose, efeito entourage, interações medicamentosas, fitoterapia e aromaterapia da Cannabis, entre outros. No cenário atual, poucos cursos de graduação no Brasil abordam a endocanabinologia em suas grades curriculares, reforçando a necessidade da multiplicação destes conhecimentos modernos e recentes acerca da fisiologia dos canabinoides endógenos, e da farmacologia dos canabinoides exógenos.

O CFBM atua na vanguarda das Ciências da Saúde no Brasil, abrindo portas para os biomédicos, buscando e criando oportunidades para o crescimento dos profissionais, e da profissão.

Atualmente, a RDC 660/22 da ANVISA estipula que produtos de Cannabis podem ser prescritos por “profissional legalmente habilitado”, entendendo-se que profissionais de saúde autorizados por seus respectivos conselhos federais de classe enquadram-se como “legalmente habilitados”. Isto inclui também outras profissões que atuam prescrevendo canabidiol, como fisioterapia, terapia ocupacional e nutrição, além da medicina e da odontologia.

 

Conheça a Dra. Bárbara Arranz à https://cfbm.gov.br/conheca-barbara-arranz-a-primeira-biomedica-especializada-em-terapia-canabinoide/

A Alvorada Verde aos poucos ganha terreno e velocidade, despertando a comunidade científica, as classes de profissionais da saúde, e a sociedade civil a abraçarem as novas possibilidades de terapia que a ciência nos traz.

Naturalmente muitos ajustes legais e regulatórios são necessários e serão realizados, e quem ganha com os progressos da Medicina Canabinoide são os brasileiros.

Com informação se combate a desinformação, e com Cannabis se trata muita coisa.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou: