CANNABUSINESS

CANNABIS STORM, NEGÓCIOS NO BRASIL

Olá, caro leitor (a). Como sempre espero que todos estejam bem!

Essa leitura de hoje trará um olhar mais amplo sobre o mercado canábico que vem chegando forte no nosso território nacional. O mercado de cannabis para uso medicinal no mundo, especialmente na América Latina, cresce a todo vapor. Uma sondagem recente da Prohibition Partners (2021) aponta que esse segmento atinja um ganho global de US$ 105 bilhões até 2026. (https://valor.globo.com)

O primeiro bilhão de faturamento em território nacional está previsto para o ano 2024, já com uma promessa de superar um produto fortíssimo, o chocolate.

Em primeiro lugar não podemos deixar de incluir o que de longe vem sendo um destaque, a área da saúde. Iniciando pela parte educacional como medicina e suas diversas especialidades; enfermagem, farmácia, biomedicina, biologia, dentre outros, ampliando a oportunidade de crescimento na área acadêmica e científica ao redor de toda a planta e suas inúmeras utilidades terapêuticas.

Claro que além de todo o lado acadêmico, esses profissionais da saúde poderão exercer as suas atividades com a cannabis medicinal em seu arsenal terapêutico. Os derivados da cannabis estão sendo prescritos por um médico ou dentista atualmente, uma vez que são os profissionais aptos a realizar tal função, porém seus efeitos e benefícios devem ser conhecidos por qualquer profissional da saúde, levando em conta que o número crescente de pacientes aderindo aos produtos não será nada incomum encontrar com pacientes em equipamentos de saúde como hospitais, consultórios, clínicas que se beneficiam do uso para diversos tratamentos médicos.

Ainda se falando de saúde, porém envolvendo já os produtos da linha canábica temos propagandistas, representantes, importadoras, clínicas especializadas, ambulatórios médicos, com isso todas as demais áreas correspondentes como administração, RH, treinamentos etc.

Ampliando um pouco mais as oportunidades de mercado temos as lojas ou growshops, que já estão sendo grande destaque trabalhando com diversos acessórios para a produção, plantio e consumo em um mercado exponencialmente crescente em nosso país. Profissionais que atuam são responsáveis por fornecimentos de sementes, fertilizantes, nutrientes, educação em cultivo e cepas da planta.

Os designers, tem tido um bom destaque ao redor de nossa planta, cada vez mais o assunto é difundido e sem dúvida as imagens, setores audiovisuais, painéis de publicidade, pavilhões de exposições, feiras, dentre outras maneiras de divulgar e falar sobre a Cannabis em nosso país.

Criadores de conteúdo, jornalistas, escritores, redatores, marketing, pessoas que levam informações e desempenham um papel crucial que deve ser executado de maneira ética para que a verdade impere realmente a quem interessar.

O direito é uma área tradicional que já tem seu destaque, levando em conta que as leis ainda são extremamente vagas e deixa a população em um grande limbo diante das maneiras que podemos ter acesso ao uso da cannabis.

Junto ao direito a área de compliance é responsável por desenvolver e implementar políticas, procedimentos e controles internos que assegurem que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos pertinentes ao seu setor e localização. Isso pode abranger diversos aspectos, como conformidade fiscal, regulamentação ambiental, privacidade de dados, práticas trabalhistas, entre outros.

Existem as oportunidades que irão nascer a partir da regulamentação do uso e o plantio aqui em nosso país. Não podemos deixar de falar da gigantesca possibilidade que existe em nosso amado país de sermos referência mundial no cultivo de cannabis, no meio do agronegócio quando falamos da planta produzida em grande escala, certamente todo o planeta que vê o Brasil como um grande potencial na produção e importação, Eu imagino caro leitor (a), que outros países que já se beneficiam com o mercado agrícola da maconha, devem ficar muito felizes com este atraso por aqui, pois é conhecido mundialmente a capacidade e qualidade que temos assim que assumirmos nosso papel e responsabilidade junto a produção. Não tenho dúvidas que seremos destaque e poderemos circular nosso bilhões e sermos beneficiados com isso.

Uma profissão tanto quanto admirada poderá também ser regulamentada conforme o andamento da lei em nosso país esse é o Budtender, pessoa especializada em orientações e explicações sobre as cepas dos produtos e os seus efeitos a cada pessoa que necessitar, comparado a um sommelier de vinhos esse profissional poderá entregar a planta que mais ajusta a sua necessidade.

Outra tendência natural a acontecer é a criação de especialistas em extração. Estes serão responsáveis por tirar os compostos ativos da cannabis para produção de concentrados óleos e outros produtos e encaminhar ao setor industrial para seu devido fim.

Leitor (a), deixo com você essas informações como forma de estimular o pensamento sobre um mercado com enormes promessas, falando de um país com a história próspera do que tudo que planta floresce, uma população habituada a trabalhar seja com agronomia familiar ou importação, observando também que muitas pessoas tem um grande afeto pela cannabis e reconhece o potencial não podemos deixar de ampliar horizontes e cuidar do futuro econômico e todo o empreendedorismo que o cerca.

Seja muito bem-vindo ao futuro próspero e em plena expansão. E você tem alguma ideia de empreendedorismo? Sua profissão se enquadraria em contato com a cannabis? Leve em conta todo o cenário mundial e o potencial que temos, tire suas conclusões e prepare-se para surfar essa onda com a gente, bem-vindo à Cannabis Storm!

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou: